A cavidade bucal merece atenção quando o assunto é prevenção. Alterações na saúde das gengivas e nos dentes podem acarretar diversas complicações na mastigação, alterações na fala e até mesmo dor crônica ou desconforto na face e cabeça. A consulta regular ao dentista e a rotina de higiene bucal regular podem auxiliar muito na prevenção e identificar problemas que, tratados precocemente, minimizarão complicações.
Agende consultas regulares a cada seis meses. Nessa consulta, o dentista fará uma avaliação da saúde bucal como um todo, realizando a profilaxia (limpeza dos dentes) e revisando com você as orientações de higiene.
Escove os dentes três vezes ao dia. Não esqueça da língua, pois ela é um excelente local para o acúmulo de bactérias.
Passe o fio dental regularmente, no mínimo, uma vez ao dia.
Adotando essas medidas, você evitará problemas como cáries, tártaro e gengivite.
Somente um ortodontista poderá indicar qual o melhor tratamento no seu caso. Existem diferentes orientações, de acordo com suas necessidades, estilo de vida e possibilidades de investimento no tratamento. Na Clínica Mundstock, oferecemos diversas modalidades de tratamento, desde o aparelho metálico fixo, passando pelo aparelho fixo de safira e o alinhador invisível Invisalign®.
O valor do investimento dependerá do tipo de tratamento indicado para o seu caso. Atualmente, podemos oferecer uma gama ampla de tratamentos e formas de pagamento que, certamente, viabilizarão seu tratamento.
O ideal é iniciar um acompanhamento ortodôntico a partir dos 6 anos de idade, período onde se inicia a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. Nessa fase, é possível identificar problemas como mordida cruzada e falta de espaço e tratar de forma preventiva, o que irá diminuir o tempo de tratamento e evitar outras complicações futuras.Na idade adulta, você deve procurar um ortodontista caso perceba fraturas ou deslocamento dos dentes, apresente dores recorrentes na face ou mandíbula.
Tanto o aparelho fixo quanto o alinhador invisível Invisalign® são excelentes opções de tratamento ortodôntico, e podem corrigir diversos tipos de mal oclusões. O que definirá a escolha entre os modelos é o diagnóstico mais detalhado do ortodontista, levando em consideração sua necessidade e estilo de vida.
Se você optar pelo aparelho ortodôntico fixo, deverá ficar atento para evitar alguns alimentos mais rígidos, como pipoca, amendoim, balas, que podem descolar ou deformar bráquetes e fios. A higiene bucal deverá ser redobrada, com o uso de fio dental e escovação frequente, para evitar placa e cáries, uma vez que os alimentos tendem a acumular ainda mais entre os dentes e aparelho.Em caso de tratamento com Invisalign®, você poderá retirar o aparelho e terá mais liberdade para comer diversos tipos de alimentos. Porém, é importante escovar os dentes após cada refeição e recolocar o aparelho. Ele deve ser utilizado em tempo integral, sendo retirado somente em momentos pontuais do dia.
Em geral, um tratamento ortodôntico varia entre 1 e 2 anos. Depende bastante do tipo de correção que deverá ser feita e do pré-planejamento, que pode incluir extrações e outros procedimentos prévios.
Não existe um prazo definido para perceber os avanços do tratamento. Os efeitos são percebidos de forma gradativa, uma vez que é nesse ritmo que os dentes se movimentam. Ao longo dos dias, você passará a perceber pequenas movimentações e, em poucos meses, poderá perceber mudanças significativas.
Seu tratamento é planejado para que surta efeitos desde o primeiro momento em que você colocar seu aparelho fixo ou alinhador.
É comum sentir um certo desconforto ou dor em algumas fases do tratamento ortodôntico. Porém, isso deve passar em poucos dias. Caso a dor não cesse, entre em contato com seu ortodontista.
Entre em contato com a clínica para informações e agendamentos em nossos canais de atendimento.
Rua Ramiro Barcelos, 1056 - Sala 501
Bairro Independência
Porto Alegre - RS
ESTACIONAMENTO PAGO NO LOCAL